data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Maiara Bersch (arquivo/ Diário)
Faltam menos de dois meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que possibilita a inscrição a programas de acesso ao ensino superior público, a bolsas de estudos e a financiamento estudantil. As provas acontecerão nos dias 3 e 10 de novembro e, para facilitar o acesso do participante ao local de provas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou uma lista dos documentos que serão válidos para os candidatos no acesso ao local de prova.
Rua sete está fechada há 8 meses e ainda não há solução
Será permitida a entrada com:
- Cédulas de identidade (RG) emitidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, para estrangeiros e refugiados;
- Carteira de Registro Nacional Migratório;
- Documento provisório de Registro Nacional Migratório;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenha validade como documento de identidade;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997;
- Certificado de Dispensa de Incorporação;
- Certificado de Reservista;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação com fotografia;
- Identidade funcional, de acordo com o Decreto 5.703/2006
Diferente das edições anteriores, neste ano, os documentos acima poderão ser aceitos pelos aplicadores, mesmo se estiverem vencidos. Entretanto, não serão permitidas cópias (simples ou autenticadas em cartório), documento que não possuir foto, ou documento digital em aparelho celular, já que durante o exame o documento deve ficar visível na mesa do participante e o celular desligado, guardado e lacrado.
Caso o documento tenha sido perdido, roubado ou furtado, deverá ser apresentado o boletim de ocorrência, expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias da data de início do Enem.
A partir de hoje, 50 mil pessoas podem sacar parte do FGTS em Santa Maria
Se a via original estiver danificada, ilegível, com foto infantil ou que inviabilize a identificação ou a assinatura, o candidato ainda poderá fazer a prova, desde que realize uma coleta de dado biométrico, de informações pessoais e assinatura de um formulário oferecido pelo aplicador.
NÃO PODE
Crachás de identidade funcional de natureza privada, carteira de estudante, certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), protocolos e Carteira Nacional de Habilitação, expedida antes de 23 de setembro de 1997, não permitirão que o candidato realize a prova.
O Inep recomenda que o candidato imprima e leve o Cartão de Confirmação da Inscrição e a Declaração de Comparecimento (caso precise de comprovante).
Os portões do local de prova abrirão ao meio-dia, e serão fechados às 13h. O exame termina às 19h, no primeiro dia, e às 18h30min, no segundo dia. Para realizá-lo, o participante deverá levar caneta esferográfica de tinta preta e de material transparente.